quarta-feira, 5 de março de 2014

A OFERTA DE NICODEMOS. A OFERTA QUE HONRA O CORPO DE CRISTO

Jo 19.38 - “Depois disto, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, ainda que ocultamente pelo receio que tinha dos judeus, rogou a Pilatos lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. Pilatos lho permitiu. Então, foi José de Arimatéia e retirou o corpo de Jesus. E também Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus à noite, foi, levando cerca de cem libras de um composto de mirra e aloés. Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com os aromas, como é de uso entre os judeus na preparação para o sepulcro. No lugar onde Jesus fora crucificado, havia um jardim, e neste, um sepulcro novo, no qual ninguém tinha sido ainda posto. Ali, pois, por causa da preparação dos judeus e por estar perto o túmulo, depositaram o corpo de Jesus.”

Em João3, vemos Nicodemos como doutor da Lei, intelectual, fariseu. Ele observa o caminho de Jesus, e por conhecer a Palavra, sabia que o Messias viria para Israel. Durante a noite, Nicodemos procura Jesus e Este, lhe mostra a salvação, mostrando-lhe que importava que ele, Nicodemos, nascesse de novo. Nicodemos, então,  tem um novo nascimento e passa a seguir a Cristo. Entretanto, por causa da sua posição, da sua ocupação, ele não poderia seguir a Jesus o dia todo, assim também como José de Arimatéia, membro do Sinédrio e que era riquíssimo. Após a morte de Jesus, José de Arimatéia vence todo o medo e pede a Pilatos o corpo de Cristo. Era uma forma de dar dignidade àquele que fôra crucificado. Entretanto, um enterro era algo caro, pois alem do espaço para o sepultamento, havia ainda o processo de embalsamamento. , Havia uma palavra profética, que na sua morte, Jesus estaria entre os ricos – Is 53.9. Então Nicodemos traz uma oferta muito especial. Enquanto José de Arimatéia entrega seu próprio túmulo para  Jesus, Nicodemos traz 100 libras de bálsamo (mirra e aloés), para embalsamar o corpo de Jesus. Essa entrega, era algo muito especial. Nós deduzimos que ele estava guardando aquelas 100 libras para seu próprio sepulta, entretanto. quando Nicodemos vê a necessidade do corpo de Cristo, ele entrega o seu melhor, ele entrega a maior das ofertas para que o corpo de Cristo fosse embalsamado. Ele deu ao Senhor o melhor, supriu a unção que o corpo de Cristo precisava e Deus o abençoa. Hoje, ainda falamos de Nicodemos, e ele tem memória eterna pois faz parte da história de Cristo, o mesmo privilégio que o Senhor nos dá como igreja.

NICODEMOS ENTROU NA HISTÓRIA DE CRISTO:

1-Nicodemos torna-se herdeiro e co-herdeiro com Cristo, era judeu, reconhece a Jesus e é salvo;

2-Dá a oferta que iria propiciar condições para a ressurreição. O corpo fôra cuidado, tratado;

3-Nicodemos, foi eternizado pela sua oferta. Mesmo depois dele haver morrido, hoje, quase 2000 anos depois, estamos aqui falando dele e de sua atitude. .

EU ENTRO NA HISTÓRIA DE CRISTO QUANDO:

1-Tenho a salvação

2-Tenho uma aliança

3-Tenho uma oferta no altar, abrindo mão daquilo que era para o meu uso pessoal. 

Nicodemos através da sua oferta, colocou sua marca na obra. Nós colocamos nossa marca na obra de Deus também através das nossas ofertas. Jesus entra no mundo recebendo mirra e sai como homem do mundo da mesma forma.

ESSA OFERTA:

1-Dá satisfação;

2-Traz a ressurreição;

3-Abre as janelas dos céus; e

4-Dá sentido e disposição à minha vida.

3 comentários:

  1. Nicodemos entendeu direitinho a lição do capítulo 3 dando provas cabás que a iginorancia já era coisa do passado, naquele momento ele estava honrando a quem é digno de honra. Deus te abençoe pelo trabalho, muito proveitoso. Deus te abençoe meeeesmo!

    ResponderExcluir
  2. Louvado seja Deus por esse ensinamento. Fui tremendamente admoestada e feliz ao ler sobre meu Deus e autor da minha fé.
    Gratidão!!!

    ResponderExcluir