domingo, 2 de março de 2014

A OFERTA DE DANIEL

Dn 1.8 – “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.”

Dn 6.10 – “Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.”

· Tudo é feito através da Palavra e aqui vemos como Daniel deu uma oferta ao Senhor - sua vida. É a oferta de um jovem que entregou sua vida por um projeto de Deus – Deus tinha um projeto e precisava de uma pessoa que entregasse a sua vida para esse projeto – Deus tem um projeto para a minha vida e eu é que vou viabilizar...

O QUE FOI A OFERTA QUE DANIEL DEU AO SENHOR:

1) Ele não se alimentou das finas iguarias do rei

Quando você entende o que é a Babilônia, você compreende melhor esse texto... ele rejeitou a melhor cozinha da época... estava dando aquele jejum como uma oferta ao Senhor – essa oferta vem seguida de um grande desafio – porque o eunuco do rei disse “você só vai fazer esse jejum se você não ficar fraco...”. E Deus então honra de maneira especial a Daniel. Todas as nossas ofertas que tem, essa carga de convicção tem, a justificação de Deus!

2) Não abre mão de orar e não se torna amigo dos babilônicos

A amizade do mundo é inimizade com Deus – orava três vezes ao dia – porque era uma oferta, um voto, era a maneira que ele tinha de se relacionar com Deus. A nosso entrega – nosso dízimo, nossa oferta é uma das maneira que temos de nos relacionar com nosso Deus, e por isso, o Inimigo quer nos impedir de entregarmos, como queria impedir Daniel de orar. Mas Daniel estava sujeito, acima de tudo À  AUTORIDADE ESPIRITUAL – “eu não vou quebrar o meu voto a Deus”. Mesmo que houvesse a lei na babilônia – Daniel estabelece um elo com Deus – incondicional de entrega ao Senhor – essa é maior de todas as ofertas que você pode fazer! Tem muitos que querem se entregar a Deus, mas impõe condições “eu quero servir a Deus mas da maneira que eu quero...” – mas a entrega de Daniel era totalmente incondicional. Quando você tem esse nível de doação você entra em todas as promessas de Deus – Pv 3.9; Js 1.3; etc...

3) Ele entrega essa oferta a Deus, mas parece que não deu certo

Parece que foi efeito contrario – Daniel é preso. Só que aí começa Ml 3.18, a diferença... – Deus começa agir poderosamente – se Daniel não tivesse se doado... a destruição que viria sobre ele seria assoladora, arrasadora e incontrolável – mas ele tinha memorial no altar de Deus. O memorial Dante de Deus impede que o inimigo realize o plano dele contra você – te tira da ação que Satanás tem no mundo – te tira da ação daquilo que satanás faz. Deus tem por nós essa grande consideração – quando eu não estou no raio da ação do inimigo, ele não pode me tocar – sou separado do Deus vivo!

E POR CAUSA DESSE MEMORIAL:

1º) Deus o livra da cova dos leões

A cova dos leões está aberta e muita gente que era arrogante e soberba será quebrada – é bíblico – pois o dinheiro é a soberba do mundo. Muitos se enganam. Essa crise não é passageira – a boca da cova está aberta! Aqueles que jogaram Daniel na cova foram comidos pelos leões porque não tinham memorial diante do Senhor! Quando Jose mais prosperou no Egito?  Foi na época das vacas magras! Os leões não vão me devorar, pois eu tenho um memorial de oferta!

2º) Ao contrario, Deus deu a Daniel o dom da sabedoria – Dn 1: 20

Diga: “eu serei mais sábio que os inteligentes da terra”. No mundo existem pessoas inteligentes, mas sabedoria é dificil de se encontrar... Daniel era 10 vezes mais sábio, e o  grande elo da prosperidade chama sabedoria. Quem não tem sabedoria pode ter dinheiro, mas é roubado.

3º) Daniel recebeu por causa da sabedoria: Dn 2 – Aquilo que ele, Daniel nunca imaginou

Aquilo que você nunca imaginou que pudesse acontecer com você Deus vai fazer. Qual era a perspectiva de Daniel? Ir pra babilônia e ser escravo – mas Deus tinha muito mais! Dn 2.48 – “Então, o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitos e grandes presentes, e o pôs por governador de toda a província da Babilônia, como também o fez chefe supremo de todos os sábios da Babilônia.”

ORE ESSE VERSÍCULO – ESCREVA, PROFETIZE – COLOQUE O TEU NOME!

Tudo começa com uma oferta. E por causa dessa oferta, Daniel recebeu sabedoria de Deus pra interpretar os sonhos de Nabucodonosor. Deus te dará sabedoria e você será honrado. DANIEL POIS, RECEBEU DO REI:

1º) Honra

2º) Posição – os reis poderosos passaram e ele permaneceu – Dn 6.28“Este Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario, e no reinado de Ciro, o persa.”

3º) Benspresentes – O Rei encheu Daniel de toda sorte de bens – e era um tempo de crise para o povo judeu, mas o que tinha a oferta no altar tinha posição diferenciada.

4º) Daniel não recebeu só pra ele – a medida que Deus está me dando é transbordante – Dn 2.49 – “E pediu Daniel ao rei, e constituiu ele sobre os negócios da província de babilônia a Sadraque,Mesaque e Abednego; mas Daniel permaneceu na porta do rei.” Você está com a bola toda – Daniel pediu e eles (Sadraque, Mesaque e Abedenego) foram constituídos sobre os negócios da Babilônia. Deus vai te constituir sobre os negócios e você vai poder abençoar a muitos irmãos, à tua família! Deus vai te constituir sobre os negócios da babilônia

O mal da Babilônia não me toca, mas o que tem de bom na Babilônia é meu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário