domingo, 1 de dezembro de 2013

OFERTA PARA UMA BOA JORNADA

 

Gn 28.10-22 – “Partiu Jacó de Berseba e seguiu para Harã. Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol-posto; tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir. E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. Perto dele estava o SENHOR e lhe disse: Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora estás deitado, eu ta darei, a ti e à tua descendência. A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra. Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até cumprir eu aquilo que te hei referido. Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o SENHOR está neste lugar, e eu não o sabia. E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a Casa de Deus, a porta dos céus. Tendo-se levantado Jacó, cedo, de madrugada, tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna, sobre cujo topo entornou azeite. E ao lugar, cidade que outrora se chamava Luz, deu o nome de Betel. Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus; e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.”

Essa passagem mostra um momento na vida de Jacó no qual ele tinha adquirido a bênção da primogenitura de seu pai Isaque, porem, para consegui-la, ele se aliou com a sua mãe para manipular o irmão e enganar ao pai. A consequência disso tudo foi uma grande desagregação familiar e, o próprio Jacó, mesmo com a bênção espiritual sobre si, naquele momento precisou sair fugido de sua casa para não morrer pelas mãos do irmão Esaú; Em suma, Jacó tinha sobre si a bênção espiritual, mas a herança material estava nas mãos do irmão e, a bênção precisava se manifestar em sua vida. Diante disso ele sai para o deserto apenas com um pouco de azeite nas mãos e um destino incerto pela frente;

Jacó estava num momento decisivo de sua vida em que ou a bênção se manifestaria ou tudo estaria acabado. Nesse momento, Deus o visita, confirma sobre ele a promessa e o abençoa.

Diante disso Jacó faz três coisas muito significativas:

1) Ele derrama o azeite – tudo que tinha em consagração ao Deus que lhe deu... “uma palavra”

Esse azeite representou a sua primicia diante do Senhor;

Por que ele derramou o azeite e “prometeu” o dizimo? Por que a primicia vem antes – ela consagra e abençoa a jornada que vamos começar, enquanto o dizimo damos do produto daquilo que Deus já nos abençoou.

Quem é fiel em suas primícias sempre terá um dizimo abençoado para entregar no altar!

2) Ele faz uma aliança com Deus através do dizimo daquilo que receberia

(isso sem haver lei que especificasse a entrega do dizimo – assim como também Abraão fizera em Gn 14);

O dizimo é a condição sine qua non para quem deseja ter uma relação com Deus. Qualquer coisa fora disso é ilusão. Deus é Deus de aliança e, dizimo é aliança (Ml 3);

3) Ele faz um voto para tempos futuros

Promete ao Senhor dar o que ate aquele momento não tinha (porque nesse momento não tinha nada alem do azeite), mas o seu voto era: “Se Deus puser em minhas mãos eu trarei no altar”

O voto é o que tem o poder para chamar à existência as coisas que não existem. Jacó tinha muito para chamar à existência. E você...?

- Essas atitudes transformaram o futuro incerto e quase impossível de Jacó numa grande bênção!

- Nós estamos num momento decisivo como Jacó – estamos iniciando o ultimo mês deste ano apostolico de Joel. Existe uma nuvem de promessas e a bênção espiritual que pairam sobre nós e, este mês é a nossa jornada decisiva por isso hoje estamos num dia crucial que vai nos habilitar para vivermos um mês maravilhoso e terminarmos este ano surpreendidos com tudo aquilo Deus fará

- Eu profetizo sobre você Hc 1:5 – Deus fará obra tão maravilhosa que nem você mesmo crerá

E PARA VIVER ISSO:

1º) CONSAGRE AO SENHOR O TEU PRECIOSO (AZEITE, COMO JACÓ)

Entregue nas mãos Dele o teu recurso, a tua segurança, o teu futuro – Ele te dará bom futuro;

2º) SEJA FIEL NAS LEIS ESPIRITUAIS (PRIMÍCIAS, DIZIMO, VOTO), INDEPENDENTE DO MOMENTO APARENTEMENTE DESFAVORAVEL

Jacó tinha tudo para não fazer, mas fez. E isso determinou o seu futuro bendito. E vc terá um futuro bendito em nome de Jesus!

3º) ALEM DE CONSAGRAR A PRIMICIA E O DIZIMO, FAÇA HOJE UM VOTO DE FÉ AO SENHOR POR AQUILO QUE VC PRECISA CHAMAR À EXISTENCIA NESTE MÊS!

O SENHOR:

1. Vai transformar a maldição em bênção (aquilo que começou mal vai acabar bem)

2. O Senhor vai nos dar a melhor jornada de todas neste mês de dezembro (vamos contabilizar sucessos)

3. Deus está nos abrindo as janelas dos céus – como fez com Jacó – e nos entregando o bom futuro. Vamos entrar em 2014 com celeiros fartos!

Vamos viver o melhor Natal e o melhor final de ano das nossas vidas em nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário