segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

A OFERTA DA DECISÃO

TEXTO BASE – II Sm 15.23-27“23Toda a terra chorava em alta voz; e todo o povo e também o rei passaram o ribeiro de Cedrom, seguindo o caminho do deserto.24 Eis que Abiatar subiu, e também Zadoque, e com este todos os levitas que levavam a arca da Aliança de Deus; puseram ali a arca de Deus, até que todo o povo acabou de sair da cidade.25 Então, disse o rei a Zadoque: Torna a levar a arca de Deus à cidade. Se achar eu graça aos olhos do SENHOR, ele me fará voltar para lá e me deixará ver assim a arca como a sua habitação.26 Se ele, porém, disser: Não tenho prazer em ti, eis-me aqui; faça de mim como melhor lhe parecer.27 Disse mais o rei a Zadoque, o sacerdote: Ó vidente, tu e Abiatar, voltai em paz para a cidade, e convosco também vossos dois filhos, Aimaás, teu filho, e Jônatas, filho de Abiatar.”
Jl 3.14 – “Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o Dia do SENHOR está perto, no vale da Decisão.”
O Vale de Cedrom é chamado de O VALE DA DECISÃO. É um vale próximo de Jerusalém, também chamado de Vale da Torrente do Cedrom, devido a um fluxo continuo de correntes de águas por ocasião de enchente repentina nos meses de inverno chuvosos. Se estende ao longo do muro oriental de Jerusalém, separando o Monte do Templo do Monte das Oliveiras. Continua ao leste pelo Deserto da Judéia, em direção ao Mar Morto. Na maior parte do tempo, este vale é quente e seco, sua descrição em hebraico indica que é um lugar escuro. Foi por este vale, que Davi fugiu da rebelião montada por seu filho Absalão: II Sm 15.23- “E toda a terra chorava a grandes vozes, passando todo o povo; também o rei passou o ribeiro de Cedrom, e passou todo o povo na direção do caminho do deserto.”
Davi atravessou o Cedrom apenas com a roupa do corpo e alguns mantimentos, todos os seus “tesouros”, haviam ficado em Jerusalém, em poder do filho que intentava tomar seu lugar no trono.
AQUELE ERA O MAIS DIFÍCIL MOMENTO NA VIDA DE DAVI:
1. TRAÍDO PELO FILHO;
2. EXPOSTO À VERGONHA PELO MESMO,
3. SENDO APEDREJADO POR SIMEI,
ele agora passava pelo Vale da Decisão, em um momento que seria decisivo para sua vida – ali Davi entregaria a maior oferta da sua:
Abiatar, o sacerdote, vendo a injustiça que estava sendo feita, resolve pegar a arca da aliança e seguir a Davi. A arca representava a presença de Deus e os sacerdotes estavam dando apoio a Davi. Humanamente falando era tudo que ele precisava para se sentir seguro e apoiado. Entretanto, Davi manda o sacerdote voltar com a arca para Casa de Deus.
A OFERTA DE DAVI NO VALE DA DECISÃO:
1. ELE DECIDIU NÃO FICAR COM NADA QUE FOSSE DE DEUS;
2. ELE DECIDIU DEPENDER APENAS DO SENHOR;
3. ELE DECIDIU BUSCAR A GRAÇA E A VONTADE DE DEUS.
Para Davi, o lugar seco e escuro, era muito mais valioso que todo o ouro existente no palácio. O vale representava sua comunhão com Deus, a paz e a alegria da salvação. Ele estava triste e abatido, mas sabia que o vale, acabaria, desembocaria em um lugar de conforto, por isso, era necessário prosseguir, ainda que houvesse lágrimas, prantos. E assim como Jesus, o rei, acampou com o povo no Monte das Oliveiras: “E aconteceu que, chegando Davi ao cume, parou para adorar a Deus...” II Sm 15:32.
PALAVRA PROFÉTICA: “Esse vale de sofrimento pelo qual você está passando, vai acabar!”
Os problemas não acabaram ali, os inimigos ainda buscavam Davi. Ele, porém, recebeu vitória e livramento. Absalão ironicamente foi sepultado no vale de Cedrom, onde se ergueu um pilar com o seu nome: O pilar de Absalão, conhecido até os dias de hoje.
BÊNÇÃOS DESSA DECISÃO
1. A JUSTIÇA DE DEUS SE ESTABELECERÁ
2. OS TUS INIMIGOS SERÃO SEPULTADOS (NO LUGAR ONDE VOCÊ TOMOU A DECISÃO)
3. RESTITUIÇÃO – O INIMIGO NÃO FICARÁ COM NADA DO QUE É TEU






















3 comentários:

  1. o irmao errou em digitar o texto base, nao è IIrs e sim IISm .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela observação, Bruno querido! Corrigido!

      Excluir
  2. o irmao errou em digitar o texto base, nao è IIrs e sim IISm .

    ResponderExcluir