quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A OFERTA DE PRIMÍCIAS

“E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão.” - Rm 11.16

Ao entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá por herança, ao possuí-la e nela habitares, tomarás das primícias de todos os frutos do solo que recolheres da terra que te dá o SENHOR, teu Deus, e as porás num cesto, e irás ao lugar que o SENHOR, teu Deus, escolher para ali fazer habitar o seu nome. Eis que, agora, trago as primícias dos frutos da terra que tu, ó SENHOR, me deste. Então, as porás perante o SENHOR, teu Deus, e te prostrarás perante ele. Dirás perante o SENHOR, teu Deus: Tirei de minha casa o que é consagrado e dei também ao levita, e ao estrangeiro, e ao órfão, e à viúva, segundo todos os teus mandamentos que me tens ordenado; nada transgredi dos teus mandamentos, nem deles me esqueci.” – Dt 26.1-2,10, 13-14;

Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.”Pv 3.9-10

As Primícias são uma lei espiritual estabelecida por Deus. Muitas vezes confundimos primícias com outros valores da Palavra, como por exemplo, dizimo ou oferta. Mas qual a diferença?

Primícia, como a própria palavra mostra, é aquilo que vem primeiro – é a primeira parte. Dizimo já é algo do produto do nosso ganho, do que Deus colocou em nossas mãos. Nós devolvemos o dízimo a Deus, porque ele nos dá todas as coisas e a nossa devolução representa a nossa entrega e fidelidade a Deus

Então vemos em Dt 26.1-2 o Senhor ordenando ao Seu povo que, ao entrar na terra entregasse as primícias antes de qualquer coisa. Posteriormente, nos vs 13-14 Ele fala dos dízimos do que a terra produzisse.

Então, sendo a primeira parte, a primicia é um ato de fé, porque não sabemos o que virá nesse mês, sendo assim, entregamos pela fé baseados na Palavra Dele que nos diz que virá o melhor nesse mês - Hb 11:1. Podemos tomar como exemplo, a conquista da Terra Prometida: Deus manda que Jericó, a primeira cidade conquistada, fosse integralmente entregue com oferta de primícia a Ele – em seguida eles conquistariam, como consequência, toda a terra (33 reinos no total).

Segredo Espiritual: “A primícia é sempre menor do que a conquista que Deus tem preparado.”
BÊNÇÃOS DA ENTREGA DA OFERTA DE PRIMÍCIAS:

1)- NOS HABILITA A ENTRAR NA TERRA PROMETIDA -
Dt 26 e Jericó.

2) ELA CONSAGRA E ABENÇOA TODA A NOSSA CONQUISTA DO MES QUE COMECA HOJE - Consagrar significa tornar sagrado – aquilo deixa de ser comum e se torna santo algo que o inimigo não tem mais acesso; Em Rm 11.16 – vemos que se forem santas as primícias, a raiz também o será. E o contrario também é verdadeiro: Se não for consagrada a primícia, se houver contaminação, todo o restante ficará comprometido.
3) ELA NOS TRAZ A ABUNDÂNCIA NAQUILO QUE VIRÁ , SANTIFICA A RAIZ DA NOSSA PROSPERIDADE - O dizimo é dado para garantir que a boca do devorador seja fechada, para que haja mantimento na Casa de Deus e para abrir as janelas dos céus. Já as primícias, elas garantem prosperidade, multiplicação, abundancia – é o Senhor quem nos garante isso: Pv 3. 9-10; Também vemos, nos dias de Ezequias que, ao se trazerem as primícias à Casa de Deus, os montões de provisão foram juntados: 2 Cr 31.5,7,10.

4)  ELA ESTABELECE PARA NÓS UM MEMORIAL DIANTE DE DEUS -
Hb 11: 4 – E qual foi a oferta de Abel ao Senhor? As primícias (Gn 4.4)
Ter um memorial é ter lembrança para ser abençoado. É ter algo que vai clamar a teu favor perante o qual pode efetivamente te abençoar.

CONCLUSÃO
Tudo que Satanás não crê e não espera é na nossa obediência, na nossa consagração ao Senhor. Ele aposta é na dureza do nosso coração.
MAS HOJE, COMO EM Dt 26, VAMOS CONSAGRAR OS 2 - DIZIMOS E NOSSAS PRIMICIAS.
Dt 14.26 – “dê por aquilo que deseja a tua alma!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário