domingo, 7 de julho de 2013

A OFERTA DE OBEDE EDOM

“Tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil. Dispôs-se e, com todo o povo que tinha consigo, partiu para Baalá de Judá, para levarem de lá para cima a arca de Deus, sobre a qual se invoca o Nome, o nome do SENHOR dos Exércitos, que se assenta acima dos querubins. Puseram a arca de Deus num carro novo e a levaram da casa de Abinadabe, que estava no outeiro; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo. Levaram-no com a arca de Deus, da casa de Abinadabe, que estava no outeiro; e Aiô ia adiante da arca. Davi e toda a casa de Israel alegravam-se perante o SENHOR, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, com harpas, com saltérios, com tamboris, com pandeiros e com címbalos. Quando chegaram à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus e a segurou, porque os bois tropeçaram. Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta irreverência; e morreu ali junto à arca de Deus. Desgostou-se Davi, porque o SENHOR irrompera contra Uzá; e chamou aquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje. Temeu Davi ao SENHOR, naquele dia, e disse: Como virá a mim a arca do SENHOR? Não quis Davi retirar para junto de si a arca do SENHOR, para a Cidade de Davi; mas a fez levar à casa de Obede-Edom, o geteu. Ficou a arca do SENHOR em casa de Obede-Edom, o geteu, três meses; e o SENHOR o abençoou e a toda a sua casa”. 2 Samuel 6.1-11

A – INTRODUÇÃO

Este texto nos mostra a diferença clara entre a postura religiosa de Uzá e os posicionamentos apostólicos de Obede-Edom. A arca representava aquilo que o povo de Israel possuía de mais importante, significava a presença e a glória de Deus no meio do povo. A arca havia sido levada nos dias de Saul e a Palavra de Deus fala que nos dias de Saul, o povo de Israel não se valeu da arca.

1 Crônicas 13.3 - “Tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque nos dias de Saul não nos valemos dela”.

O desprezo e o desinteresse de Saul com relação à arca demonstram a sua falta de discernimento com relação aos valores espirituais e conseqüentemente ao altar (a arca tipificava o valor espiritual mais importante que o povo tinha). Isto tudo, fez com que a glória fosse roubada.

B – QUAIS FORAM OS ERROS DE UZÁ

1) ELE SE OMITIU COM RELAÇÃO AS SUAS RESPONSABILIDADES

Os sacerdotes deveriam carregar a arca sobre os seus ombros (suportar o peso da obra). Foi assim nos dias de Josué por causa da santidade. Neste momento, muitos se omitem e ao invés de se colocarem onde a arca está, se distanciam da arca, ficam em Jerusalém.

2) A IRREVERÊNCIA

Uzá cometeu o mesmo pecado de Saul. Para ambos faltou à noção, o discernimento e tocaram naquilo que não deveriam. Da mesma forma, aquele que se alimenta do dízimo e da oferta está quebrando este principio espiritual de reverência, tocando naquilo que é santo e que é de Deus.

Há uma revelação muito profunda nesta Palavra – Deus discerniu o verdadeiro sentimento que havia no coração de Uzá, por isso ele morreu. Quando a morte ocorreu, nem Davi havia entendido o que o Senhor fez. Tanto que Davi tomou uma atitude precipitada de procurar se livrar da arca. A festa com a restituição da arca foi interrompida e a Palavra diz que Davi se desgostou com o Senhor. O que Davi não entendeu é que o problema não era a arca, mas sim a completa falta de discernimento.

Qual foi a conseqüência do erro de Uzá?

A morte instantânea, assim como Ananias e Safira (At 5.1-11) que tocaram naquilo que era santo.

O que muitas pessoas não entendem é que as suas dificuldades podem ser duas coisas:

- As dificuldades que Deus permite (tem começo, meio, fim e acima tudo propósito);

- As dificuldades que eu precedi com a irreverência e a desobediência.

Mas, Obede-Edom se levantou como um homem que tinha um caráter e um sentimento apostólico. A Palavra para este momento é esta:

Deuteronômio 30.15 e 19 -  “Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal. Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição, escolhe, pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”.

C – A ATITUDE APOSTÓLICA DE OBEDE-EDOM

1) ELE ACOLHEU A ARCA NUM MOMENTO EM QUE TODOS A DESPREZARAM.

Uma festa foi interrompida, porém Obede-Edom, assim como a viúva de Sarepta (ambos eram estrangeiros), colocou a arca dentro da sua própria casa.

D – QUAIS SÃO AS BÊNÇÃOS APOSTÓLICAS DESTA OFERTA

A partir de hoje, nós vamos viver um poderoso período apostólico de ressurreição.

A arca ficou na casa de Obede-Edom durante três meses e três é o número da ressurreição, mas três meses também contabilizam doze semanas.  Fora da casa de Obede-Edom havia luto, tristeza e decepção, mas ali dentro houve um grande mover de prosperidade.

Mas, o que havia naquela arca que a tornava tão especial? Hebreus 9.4

1) AS TÁBUAS DA LEI (“A PALAVRA”)

Deuteronômio 8.3 - “Ele te humilhou e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem.”

Nós vivemos de toda a Palavra que sai da boca de Deus. Vamos viver um mover de novidades.

Para o povo de Deus não faltará Palavra por causa da oferta de Obede-Edom. Não faltará Palavra nas Igrejas, na Rádio, na TV, etc... A nossa oferta mantém a obra e a obra mantém a nossa vida.

2) O CAJADO/VARA DE ARÃO (“AUTORIDADE”)

Mateus 28.18-20 – “Jesus, aproximando-se  falou-lhes  dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo,  ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.

A Igreja Apostólica tem toda a autoridade:

- Contra o devorador (Ml. 3.10);

- Contra o espírito de miséria (trazido pelo domínio de Acabe);

- Contra as calúnias que querem trazer prejuízos (Is. 54.17).

A Igreja é a maior autoridade da face da Terra!

3) O MANÁ (“SUPRIMENTO”).

Esta é a Palavra Profética está sobre nossas vidas: “Deus vai enviar toda a sorte de suprimentos”! Nós teremos nestas doze semanas uma experiência com o Jeová Jireh, o “Deus da provisão”! 2 Samuel 6.12 -“Então, avisaram a Davi, dizendo: O SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom e tudo quanto tem, por amor da arca de Deus; foi, pois, Davi e, com alegria, fez subir a arca de Deus da casa de Obede-Edom, à Cidade de Davi”.

Todos avisaram a Davi sobre o que aconteceu com Obede-Edom e com a sua família, isto significa que transbordou a alegria e a bênção de Deus daquela casa!

E – CONCLUSÃO – DAVI COMEÇOU A VIVER UM NOVO MOVER DE OFERTAS

2 Samuel 6.13, 18 e 19

Sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava ele bois e carneiros cevados. Tendo Davi trazido holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do SENHOR dos Exércitos. E repartiu a todo o povo e a toda a multidão de Israel, tanto homens como mulheres, a cada um, um bolo de pão, um bom pedaço de carne e passas. “Então, se retirou todo o povo, cada um para sua casa”.

Davi retomou a arca e a festa voltou. A cada seis passos, Davi entregava uma oferta. O sentimento de Davi foi curado com relação à arca. Ele deu ao povo pão e carne (o que os corvos traziam de manhã e a noite para Elias) e também as passas (uvas que representam o vinho, o sangue). As mesmas passas que Davi deu ao egípcio que o guiou até aos amalequitas, para a sua restituição.

1 Samuel 30.11 e 12 - “Acharam no campo um homem egípcio e o trouxeram a Davi; deram-lhe pão, e comeu, e deram-lhe a beber água. Deram-lhe também um pedaço de pasta de figos secos e dois cachos de passas, e comeu; recobrou, então, o alento, pois havia três dias e três noites que não comia pão, nem bebia água”.

O Egito espiritualmente representa o mundo. A nossa oferta vai resgatar os egípcios desta Terra para Igreja Apostólica de Cristo! Além do mais, aquilo que foi desprezado pelo inimigo servirá como grande benção nas nossas vidas!

3 comentários: