domingo, 7 de julho de 2013

A OFERTA DE JEREMIAS

“Palavra que veio a Jeremias da parte do SENHOR, no ano décimo de Zedequias, rei de Judá, ou décimo oitavo de Nabucodonosor. Ora, nesse tempo o exército do rei da Babilônia cercava Jerusalém; Jeremias, o profeta, estava encarcerado no pátio da guarda que estava na casa do rei de Judá. Pois Zedequias, rei de Judá, o havia encerrado, dizendo: Por que profetizas tu que o SENHOR disse que entregaria esta cidade nas mãos do rei da Babilônia, e ele a tomaria; que Zedequias, rei de Judá, não se livraria das mãos dos caldeus, mas infalivelmente seria entregue nas mãos do rei da Babilônia, e com ele falaria boca a boca, e o veria face a face; e que ele levaria Zedequias para a Babilônia, onde estaria até que o SENHOR se lembrasse dele, como este disse; e, ainda que pelejásseis contra os caldeus, não seríeis bem sucedidos? Disse, pois, Jeremias: Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Eis que Hananel, filho de teu tio Salum, virá a ti, dizendo: Compra o meu campo que está em Anatote, pois a ti, a quem pertence o direito de resgate, compete comprá-lo. Veio, pois, a mim, segundo a palavra do SENHOR, Hananel, filho de meu tio, ao pátio da guarda e me disse: Compra agora o meu campo que está em Anatote, na terra de Benjamim; porque teu é o direito de posse e de resgate; compra-o. Então, entendi que isto era a palavra do SENHOR. Comprei, pois, de Hananel, filho de meu tio, o campo que está em Anatote; e lhe pesei o dinheiro, dezessete siclos de prata. Assinei a escritura, fechei-a com selo, chamei testemunhas e pesei-lhe o dinheiro numa balança. Tomei a escritura da compra, tanto a selada, segundo mandam a lei e os estatutos, como a cópia aberta; dei-a a Baruque, filho de Nerias, filho de Maaséias, na presença de Hananel, filho de meu tio, e perante as testemunhas, que assinaram a escritura da compra, e na presença de todos os judeus que se assentavam no pátio da guarda. Perante eles dei ordem a Baruque, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Toma esta escritura, esta escritura da compra, tanto a selada como a aberta, e mete-as num vaso de barro, para que se possam conservar por muitos dias; porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Ainda se comprarão casas, campos e vinhas nesta terra. Jeremias 32.1-15

A – INTRODUÇÃO

Jeremias estava encarcerado no pátio da guarda. O povo estava cercado por Nabucodonozor e pelos babilônios em Jerusalém (lembre-se – muros derribados e portas queimadas), para depois ficar em cativeiro na Babilônia, situação esta que o próprio Jeremias havia profetizado. Em seguida, Hananel, que era primo de Jeremias, pediu para ele resgatar um campo que era seu que estava em Anatote. Isto era a lei do resgate, o resgate só poderia acontecer por alguém que fosse família.

Mas, se o povo fosse exilado na Babilônia, porque investir no campo que depois ficaria?

Nós somos homens e mulheres que investem naquilo que aos olhos humanos está falido – Igreja. O reino de Deus permanece, porque investimos.

Anatote no hebraico significa “resposta de oração”. Anatote era uma terra de sacerdotes e ficava a cinco quilômetros de Jerusalém, uma distância apostólica.

Quem aplicaria dinheiro numa terra que será invadida? Muitas pessoas podem perguntar isso para você.

Hananel no hebraico significa “Deus é gracioso” e Salum, que era tio de Jeremias, no hebraico quer dizer “o Senhor retribui”. Esta foi à oferta de Jeremias.

B – O QUE É A OFERTA DE JEREMIAS

1) É A OFERTA DAQUELE QUE INVESTE NO REINO DE DEUS NO DIA DO CERCO E DA PERSEGUIÇÃO.

A Babilônia quer o reino de Deus, quer aquilo que é de Deus. A obra demoníaca de Babel quer o reino de Deus.

Nós temos que lutar pela obra do Senhor, colocar a nossa vida por esta obra.

A Babilônia quer aquilo que a Igreja conquistou, semeou e colheu. O homem quer desvalorizar a obra de Deus.

2) É A OFERTA DAQUELE QUE TEM O DIREITO DE RESGATE.

Mateus 11:12 – “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele”.

Nós temos o direito de conquistar o reino de Deus à força.

Mateus 13:44 – “O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.”

Nós temos uma aliança com a terra – somos Jeremias.

3) É A OFERTA DAQUELE QUE TEM UMA ALIANÇA.

Quem tem uma aliança não se envergonha. Não nos envergonhamos do evangelho, porque é o poder de Deus.

Jeremias pegou a escritura, colocou nas mãos de Baruque e fez com que todo mundo soubesse. Depois de muitos dias, as pessoas iriam saber que ele tinha uma aliança com aquela terra.

Nós vamos investir na obra do Senhor.

Aquele foi o melhor momento para Jeremias investir no reino de Deus, porque viriam dias de restauração.

Estes são dias de Jerusalém perseguida, mas os sinais dizem que estes são os momentos de maior prosperidade. São os dias de o maior derramar da prosperidade do Senhor. Os sinais mostram que estes são os momentos mais preciosos.

Faça propostas, trabalhe, negociem, os dias da maior liberação de prosperidade são no tempo da guerra. A liberação do Senhor está sobre a nossa vida.

C – QUAIS SÃO AS BÊNÇÃOS DESTA OFERTA

1) A MINHA CASA VAI TER VALOR.

Invisto no reino de Deus e a minha casa passa a ter valor. A nossa família vai ser bendita e bem-aventurada.

2) VAMOS COMPRAR CAMPOS NESTA TERRA.

Os campos representam a herança e o futuro. Não podemos imaginar aonde Deus vai nos levar.

3) AINDA SE COMPRARÃO VINHAS.

As vinhas significam o trabalho e a alegria. O nosso trabalho será valorizado. A nossa vida profissional vai explodir. A nossa vinha será poderosa nesta terra. Aonde há uma oferta, o diabo não pode tomar. Deus vai arrancar os posseiros. Ninguém pode impedir a obra de prosperidade do Senhor na nossa vida. Os destaques desta terra vão imergir da Igreja Apostólica de Cristo.

Investe no campo de Anatote. Se Jeremias estava preso, de onde ele tirou dinheiro para comprar o campo? Deus vai colocar na nossa mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário